Precisa de ajuda?
243 304 200
O Projeto
O Projeto GIRObio resulta da candidatura do Município de Santarém ao programa “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, do Fundo Ambiental para a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT).
O projeto GIRObio concebido na unidade orgânica de Ambiente do Município de Santarém tem o desígnio de valorizar os biorresíduos na origem, através de compostagem doméstica e comunitária, tendo como público-alvo, os munícipes do Concelho de Santarém. Os munícipes que não tenham jardim ou quintal têm a possibilidade de aderir ao projeto através da Compostagem Comunitária.
Este projeto tem o propósito de iniciar a valorização de biorresíduos na origem, recorrendo a ações de educação ambiental e com a disponibilização de equipamentos de compostagem.
Alicerçado numa forte componente de envolvimento da comunidade, o projeto GIRObio pretende promover uma cidadania ativa em matéria de proteção do Ambiente, uma tomada de consciência para a mudança de hábitos e comportamentos no âmbito da gestão de resíduos e, ainda, potenciar a capacidade do Município em assegurar a valorização na origem dos biorresíduos dando assim cumprimento aos novos desafios Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável.
Este projeto será monitorizado pela unidade orgânica de Ambiente do Município de Santarém, de forma a garantir a correta utilização dos compostores e otimização da produção do composto doméstico, permitindo diminuir a deposição de resíduos em aterro e a redução de custos com a recolha de resíduos urbanos.